5.8.10

65 anos da bomba de Hiroshima

65 anos atrás, às 8h15 (hora local), caia do bombardeiro B-29 conhecido como Enola Gay a "Little Boy", primeira bomba atômica utilizada em uma guerra na historia mundial, o alvo foi a cidade japonesa de Hiroshima, aniquilando aproximadamente 140 mil pessoas instantaneamente, 72 horas mais tarde foi a vez da "Fat Boy", a segunda e última bomba nuclear já utilizada ser lançada contra a cidade de Nagasaki, que sofreu baixas da ordem de 74 mil habitantes, embora o número de mortos nos anos seguintes pelas sequelas das radiações tenha sido bem maior, a radiação penetrava na medula óssea e nas glândulas linfáticas destruindo os glóbulos brancos do sangue. Há casos de leucemia e câncer desenvolvidos décadas após a exposição à radiação.
Apesar da afirmação dos EUA da necessidade da utilização das bombas para adiantar o término da guerra e poupar milhares de vidas de seus soldados na invasão do arquipélago nipônico, o evento é contestado até os dias de hoje, alguns especialistas afirmam que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio. O fato é que as consequências devastadoras em varios níveis causadas pelos lançamentos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, são os argumentos mais eficazes que temos hoje contra o discurso armamentista de industrialização de armas de destruição em massa.
"Enquanto existirem armas atômicas, viveremos sob uma sombra nuclear", disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon durante a cerimônia no Parque Memorial da Paz em Toquio.

Nenhum comentário: