11.8.10

American Splendor

Um mês atrás morria por motivos desconhecidos na ocasião, Harvey Pekar, o nome por trás de American splendor, quadrinho autobiográfico onde Pekar retratava o mau humor e pessimismo crônico e por vezes cômico de um atípico americano, um que não se encantava com os super heróis de capas e mascaras, falava de sua rotina como arquivista de hospital e colecionador de vinil, de sua relação com amigos e com sua mulher Joyce Brabner.

Cultuado, ganhador de diversos prêmios como o prestigiado American Book Award em 1987, Pekar contou com inúmeras parcerias de ilustradores na confecção de American Splendor, entre eles Spain Rodriguez, Frank Stack, Joe Sacco e Robert Crumb, esse último, amigo e fan, foi o responsável pelas ilustrações do primeiro volume lançado em 1976.

A HQ foi adaptada para o teatro em 1987 e em 2003 para o cinema, com interpretação fodástica de Paul Giamatti como Pekar, o filme foi ganhador do Grande Prêmio do Júri de drama no Festival de Sundance.


Uma das grandes obras de pekar foi a HQ "Our cancer year" de1994, realizada em parceria com sua mulher Joyce Brabner, A graphic premiada em 1995 com o Harvey Award, um dos principais troféus dos quadrinhos nos EUA, contava a luta de Pekar contra o câncer linfático. As doenças sempre acompanharam Pekar, na ocasião de sua morte, o policial que atendeu o chamado de sua esposa informou que Pekar sofria de de câncer de próstata, asma, pressão alta e depressão, essa última foi sua parceira desde de cedo.

Em novembro de 2009, Pekar lançou sua primeira série de webcomics em parceria com site Smith. Feito com diversos colaboradores, The Pekar Project era atualizado a cada duas semanas. A última HQ foi publicada no último dia 22 de junho.

Uma curiosidade sobre Pekar foi a série de participações no talk-show comandado por David Letterman entre os anos de 1980 e 1990, seus discursos anti-corporativistas nunca eram levados a serio, a audiência ficava por conta de suas discussões com o apresentador que sempre transformava em chacota suas manifestações.

The Beats, um dos seus últimos trabalhos, que fala sobre a geração beat, inspirada na trajetória dos escritores da contracultura Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William S. Burroughs deverá ser lançado no Brasil no segundo semestre desse ano pela editora Arx.

Apesar da personalidade quebradiça e desesperançosa, Harvey Pekar enxergava o mundo mais próximo de sua verdade.

Fontes: G1 Pop & Art, UOL Entretenimento, Omelete

Nenhum comentário: