28.12.08

Respeitem Jorge Mautner

Nossa cidade é de fato singular, cortada por uma linha imaginaria que divide o mundo em duas bandas, banhada por um rio de proporções oceânicas e guarnecida por uma das fortificações mais bem conservadas do território nacional, é também palco de acontecimentos esdrúxulos, pra dizer o mínimo, acabo de chegar de uma apresentação de ninguém menos que Jorge Mautner, isso mesmo, Jorge Mautner esteve hoje (Sab - 27/12) tocando em nossa cidade - tu soubeste? - pois é, quase ninguém soube, cheguei a tempo de assistir as duas últimas canções do show, e apesar de poder apreciar o que há de melhor na nossa música personificada na pessoa do Sr. Mautner, deixei o local do show extremamente triste e enraivecido.
Não é razoável que tal acontecimento não tenha sido amplamente divulgado na mídia disponível, quantas oportunidades, nós amapaenses, temos, de receber manifestações de cultura em níveis que extrapolam o circuito tucujú, maracá e cinani? Absolutamente nada contra a cultura regional, mas não podemos nos limitar a ela, precisamos de mais, muito mais, e hoje poderíamos ter tido isso.
Mas não foi apenas a displicência na divulgação da apresentação de Jorge Mautner que me aborreceu, me senti constrangido com a atenção dispensada ao artista, que se apresentou numa estrutura visivelmente construída as presas em frente a um bar na Av. FAB, o público que compareceu, em sua maioria, nunca ouviu falar em J.M. contava-se uns poucos que aparentemente conheciam sua obra e cantarolavam suas músicas. É possível que o cantor nutra alguma simpatia pela cidade ou pelas pessoas que o trouxeram e não se importe com a informalidade, comportamento típico de um militante, mas Jorge Mautner merece mais.

Um comentário:

W Leao disse...

Dessa vez o grande Jorge Mautner não terá boas lembranças de nossa terra. Da última vez que vi um show dele em Macapá foi em 99 ou 2000. Naquela mesma semana ele foi no programa do Jô e teceu vários elogios a cidade de Macapá. Segundo ele, nossa terra tinha cheiro de mato (floresta) e povo era hospitaleiro. Hoje o post resumiu o que acontece por aqui...lamentável