13.7.08

Banda Larga em Macapá 1


A revista INFO, mês de julho, traz excelente reportagem sobre a expansão da Banda Larga no Brasil.
Lendo a revista percebi o tamanho do atraso tecnológico de Macapá-AP.
Nossa cidade é desatendida por empresas de telefonia que investem no setor.
Em Belém-PA, o Velox da OI (antiga Telemar) atende satisfatoriamente os usuários marajoaras. Mas, mesmo assim, fica distante do universo paralelo dos moradores do centro-sul do país.
Rio, São Paulo, Porto Alegre e Brasília são cidades que praticamente aboliram a conexão por Kbps. Todas as empresas daquela região trabalham em banda larga por megas (Mpbs). Quem tinha uma conexão de kbps, por exemplo, migrou, sem ônus, para no mínimo, 1Mpbs.
Para quem não sabe, 1mega de conexão via internet é muita coisa. Eles, os brasileiros de lá, já falam em 12, 20, 30 e até 60 megas. Exemplificando, nossos colegas baixam o programa Windows Media Player (24MB) em 11 segundos dentro de suas casas. Há programas que basta fechar os olhos: download instantâneo.
Recentemente, aqui em Macapá, tive que mover uma ação cível contra a empresa TIM, pois o modem para conexão internet que comprei (anunciaram possuir uma conexão de 256kbps) não funcionava, sequer chegava a 10 kbps na minha casa, ou seja, nem a página do Google abria. Isso no Bairro Santa Rita próximo ao aeroporto “internacional” de Macapá. Por acaso estamos em outro planeta?
Fui informado, pelo compadre Smith, que o Governo do Amapá anunciou investimento para trazer fibra ótica de Belém para cá. Bom... fechando os olhos para promessas eleitoreiras, quem sabe um dia conseguirei postar em nosso blog de minha própria casa. Esse é o típico sonho macapaense. Conseguir, pelo menos, o mínimo.

7 comentários:

Anônimo disse...

fora que aqui em macapá vc paga por uma conexão via radio um valor de 200,00 por um link de 300kbps e isso compartilhada com outros clientes..como disse o amigo espero que nosso gorvenantes tomem um providençia pois temos dinheiro mas não temos oportunidades

Anônimo disse...

OPA, SOU DE PATO BRANCO - PR, FICA NO SUDOESTE DO ESTADO, 500 KM DE CURITIBA, NOSSA CAPITAL, DAQUI UNS DIAS ESTOU INDO MORAR AI.
CARA A NET AQUI É MUITO RÁPIDA, COMPARTILHAMOS INFORMAÇOES VIA INTERNET COM MACAPÁ E SEI DOS PROBLEMAS QUE VOCÊS ENFRENTAM AE E QUE ESTOU PRESTES A ENFRENTAR.

Lucas Santos disse...

Amigo, vamos aos fatos.

A internet no Brasil inteiro é um lixo. Moro em São Paulo - SP. Pago por uma internet de 4 MB que parece que é, no máximo, 1 MB. E pago caro, 140 reais.

Tenho um blog e estou pesquisando o preço da internet no Brasil, a fim de constatar o que já sabia: nosso país tem a internet mais cara do mundo.

Não por acaso. Veja a conta de energia elétrica, a telefonia fixa e a telefonia móvel. Todas entre as mais caras do mundo, junto com a banda larga obviamente.

O que essas 4 áreas tem em comum?
São 4 setores essenciais da vida de qualquer cidadão que foram entregues de bandeja ao Mercado.

O processo de privatização/desregulamentação criou esses mercados preguiçosos, monopolizados e que não investem (mesmo aqui no centro-sul não há investimento algum!).

Nossa única esperança vem agora em janeiro. O Plano Nacional de Banda Larga do Governo Lula estará pronto. E aí sim, o Brasil inteiro terá banda larga de qualidade, a preços justos.

E quando eu me refiro a preço justo eu digo, no máximo, 10 reais por uma conexão de 1 MB.

É o que se cobram em países sérios. Países onde não se larga tudo nas mãos do mercado.

É triste, mas pagamos até hoje pelos pecados da ERA FHC.

ps: entre no meu blog, à direita em cima tem a seção "Dossiê Banda Larga", com links para textos de um engenheiro que foi executivo da Telebrás e conta todas as maracutaias feitas durante o governo FHC, na área das comunicações, que nos fazem até hoje pagar por péssimos serviços.

Anônimo disse...

Devido as condições geográficas, os investimnetos em implantação de sistemas de transmissão digital de alta capacidade (fibra óptica)terrestres para atender Macapá são de valores muitos elevados e o retorno deste investimento em longo tempo: hoje as empresas de telecomunicações são privadas . . .
As empresas utilizam sistemas de transmissão via satélite para atender os compromissos regulatórios da telefonia fixa. As empresas disponibilizam facilidades para transmissão de dados (internet) sendo de custo elevado e lento devido o sistema de transmissão ser satélite.
Com a implantação das linhas de transmissão de energia saindo de Tucuruí-PA e chegando em Macapá-AP, termos fibras ópticas do cabo OPGW disponíveis para transmissão de sinais digitais de alta capacidade e com maior velocidade.

Eder Moraes disse...

O custo é alto realmente, mais pensando de outra forma, para investir em recursos tecnológicos e educacionais, isso é difícil deles arrumarem dinheiro. Mais para embolsar com obras super-faturadas, aluguéis de aeronaves com valores absurdos para nenhum motivo, pois o serviço que usufruía já não funciona mais e ainda por cima o valor do aluguel de alguns meses pagariam quase metade do valor de um helicóptero, Voltando ao assunto, quem nos dera ter uma net de pelo menos 1mb em Macapá há um valor acessível, pois o valor que nós pagamos aqui por 200-300kbps, ou seja mais ou menos 1/4 de 1mb, daria para pagar 10 assinaturas em outro estado equivalente a 1mb. Isto é um absurdo "Uma vergonha".

PROTESTO!! disse...

Olá, morava no litoral de Santa Catarina, me mudei a pouco tempo e estou espantado c/ o descaso da internet neste estado.
Para se ter uma ideia, uma internet aqui custa mais ou menos:
VIA RADIO:
de 450kbps - 149,90
600kbps - 199,90
A da Empresa OI de telefonia custa em torno:
300 Kbps - 219,00
600 kpbs 429,00

No estado de SC planos da OI:
1 Mega - 39,90, tem planos de até
20 Megas - 129,90

Anônimo disse...

foi o capi que fez....merda