9.7.08

Férias e cultura na Fortaleza



Um evento inédito e imperdível na cidade, no mês das férias será exibido na Fortaleza de S. José uma mostra de filmes com produções européias, sul-americanas e africanas, tem filme pra todo gosto, eis os filmes e Sinopses.


A bouna - de Mahamat-Saleh Haroun (Chade-França-Holanda/02). Dois irmãos fogem de casa e acreditam ter encontrado o pai nas imagens de um rolo de filme encontrado num cinema onde se abrigam. Com este argumento singelo, o realizador do Chade, detentor de 19 premiações nos principais festivais, fez um clássico do cinema africano. Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes. 10 anos.


Bubble - de Eytan Fox (Israel/05). Dois rapazes gays dividem apartamento com uma garota num bairro boêmio de Tel Aviv conhecido como A Bolha. Mas os três não ficarão imunes aos conflitos entre judeus e palestinos. Irresistível comédia dramática que comprova o bom momento por que passa o cinema israelense. 16 anos.


Helena Meirelles - A Dama da Viola , de Francisco de Paula (Brasil/02). Documentário sobre Helena Meirelles, violeira do Pantanal falecida em 2005, analfabeta e autodidata, que gravou seu primeiro CD aos 67 de idade após ter trabalhado como lavadeira e benzedeira e ter tocado em feiras e bordéis. A "Dama da Viola" domina o filme com seu carisma e notável habilidade para contar " causos" . Livre.


Iluminados pelo Fogo - de Tristan Bauer (Argentina/05). O suicídio de um amigo faz ex-combatente da Guerra das Malvinas mergulhar nas recordações do período. Primeiro filme argentino a abordar diretamente o episódio. Prêmio Goya de Melhor Filme Estrangeiro, Prêmio Especial do Júri - Festival De San Sebástian, Melhor Roteiro - Festival De Havana. 16 anos.

Jacquot de Nantes - de Agnés Varda (França/91). A viúva do diretor Jacques Demy (1931-90) reencena a infância do marido e o despertar de sua paixão pelo cinema na cidade Nantes. O resultado é uma obra terna e comovente onde um dos atrativos são as recriações de seqüências de filmes de Demy que se tornariam celébres, esplendidamente inseridas na narrativa ficcional. Exibição Hors Concours - Festival de Cannes. 10 anos.

O Pesadelo de Darwin - de Hupert Sauper. (Áustria-Bélgica/04). As consequências na economia e no ambiente social no entorno do lago Victoria, Tanzânia, África, depois de intervenções ecológicas. Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro. 16 anos.

Povoado Número Um - de Rabah Aimeur-Zaiméche (Argélia-França/06). Imigrante argelino é extraditado para seu país natal após cinco anos de detenção por tráfico de drogas. Elaborada meditação sobre as contradições de uma nação dividida entre tradição e modernidade. Com seu segundo longa, Zaimèche firma-se com um dos mais sofisticados cineastas de origem magrebina entre os muitos em ação no cinema francês. Prêmio da Juventude - Festival de Cannes. 14anos.

Transylvania - de Tony Gatlif (França-Romênia/06). Jovem francesa vai até a Romênia em busca do músico cigano que a engravidou. Exemplar do cinema musical, colorido e hipnótico de Tony Gatlif, autor descendente de ciganos. Mostra Competitiva - Festival de Cannes. 16 anos.

Ventos da Liberdade - de Ken Loach (Alemanha-Espanha-França-Itália-Irlanda/06). Visão do nascimento do Exército de Libertação Irlandês nos anos 20 pelos olhos do sempre hábil e competente realizador britânico. Palma de Ouro - Festival de Cannes. 16 anos.

Você e Eu - de Julie Lopez-Curval (FRANÇA/06). Esperado segundo título da realizadora que ganhou a Câmera de Ouro de 2002, concorrido prêmio que o Festival de Cannes reserva aos iniciantes. Roteirista de fotonovelas inspira-se em sua vida pacata sentimental para criar as tramas que escreve mas, porém, acrescenta romance e aventura a sua desanimada rotina. Não por acaso, Lopez-Curval é também uma disputada roteirista do atual cinema francês. 14 anos.
A programação cultural já começou e se estenderá até 20 de julho, confira também o projeto Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Itinerante, que, em comemoração ao bicentenário do BB, leva atividades culturais a todas as regiões do País nas áreas de música, teatro, literatura, fotografia, educação e cinema, divirta-se.

Nenhum comentário: